CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Milk run aumenta eficiência logística da JBS

jbs-milk-run-heinekenPara aumentar a eficiência logística e sustentável de sua operação, a JBS Transportadora desenvolveu o programa Cargas de Retorno.

Nesta prática, a unidade de negócios realiza transporte de cargas para clientes externos em trechos em que seus caminhões transitam vazios, como quando estão indo buscar ou retornando da entrega de cargas da própria companhia. Dentro deste programa são realizados transportes de cargas de todo tipo, exceto químicos.

“Nosso principal objetivo com este programa é dispor de mais eficiência de nossa frota em trânsito pelo Brasil e poder atender os nossos clientes em suas necessidades de deslocamento de carga”, afirma Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora. "Aproveitamos o trecho em que nossos carros transitariam vazios e oferecemos o espaço aos parceiros. Dessa forma, reduzimos custos, ampliamos a atuação sustentável da companhia e disponibilizamos um serviço mais atraente ao mercado”, complementa.

Além do ganho econômico e operacional dos parceiros, esta relação tem como resultado a diminuição de veículos que transitam nas estradas brasileiras e a consequente redução anual de emissões de mais de 22 mil toneladas de gases de efeito estufa, quantidade equivalente ao total de emissões geradas por 22 mil veículos de passeio no país no mesmo período. Também são economizados, por ano, cerca de nove bilhões de litros de óleo diesel, além da redução de mais de 22 milhões de quilômetros rodados - o suficiente para dar mais de 561 voltas ao redor do mundo. Para gerir a logística empenhada no programa, a JBS Transportadora possui uma Central de Cargas totalmente dedicada em controlar e otimizar os retornos, que são realizados somente em rotas de rodovias.

Um grande parceiro desta iniciativa da companhia é a Heineken Brasil, uma das maiores cervejarias do mundo. “A parceria entre a Heineken Brasil e a JBS começou desde o iniciou do projeto - nós fomos o primeiro embarcador a utilizar as cargas de retorno. O projeto é de grande importância para nós, pois além de contribuir com redução da emissão de CO2 na cadeia logística, reduzimos custos para ambas as partes, tornando o projeto um modelo de ganha-ganha”, comenta Ronaldo Pivisan, gerente de Transportes da Heineken Brasil.

A frota da JBS para o programa Cargas de Retorno conta com três tipos de caminhões: o sider (carregamento lateral), o frigorífico e o de container. Todos são rastreados por satélite, garantindo o cumprimento de metas e compromissos assumidos com fornecedores e clientes, e estão enquadrados em um sistema de gerenciamento que permite a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, bem como um melhor controle de emissões de dióxido de carbono.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.