missao-top

Missões Técnicas
de Estudos ao Japão

ENTRE EM CONTATO E SAIBA MAIS

Clique aqui para baixar o folheto explicativo.

A maioria das fábricas no Japão, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é dotada de equipamentos sofisticados, totalmente automatizados. Muitas operam com máquinas antigas, com alta confiabilidade e capazes de responder com agilidade às variações de demanda de modelos e quantidades. Aliado ao seu estilo de administração, é mundialmente reconhecido o sucesso do modelo de Qualidade e Produtividade Japonês.

OBJETIVO

O objetivo das Missões Técnicas da IMAM é proporcionar aos executivos a oportunidade da atualização de conceitos, métodos e técnicas de gestão da manufatura, de tal modo que os participantes irão comprovar “in-loco” o modelo de administração japonês, adotado e aplicado com sucesso a partir de muitas das técnicas ocidentais onde ao longo das últimas cinco décadas, de uma forma paciente e silenciosa, teve o elemento humano como o principal fator de sucesso.

É dada a oportunidade aos participantes de discutir os desafios dos executivos na implementação destes conceitos, e os caminhos que os levaram a superá-los.

 

ALGUMAS EMPRESAS PARTICIPANTES

 

  • Abril
  • Arno
  • Artecola
  • Artok
  • Autoglass
  • Balestro
  • Belgo-Mineira
  • Bombril
  • Brusinox
  • Buscar
  • Carino
  • Carraro
  • Cia Cacique
  • Cisper
  • Codistil
  • Continental
  • CRW
  • CSM
  • CST
  • Dako
  • Dana
  • Deca
  • Deutz (Argentina)
  • Di Martino
  • Dohler
  • Dorma
  • Diebold / Procomp
  • Du Pont
  • Duratex
  • Elekeiróz
  • Famastil
  • Fasolo
  • Ford
  • Frahn
  • Frigopar
  • General Eletric
  • GPaniz
  • Harald
  • Hering
  • IBM
  • ICEC
  • Ina / Luk
  • Intelbras
  • Itautec
  • J L Furlan
  • Jackwal
  • Johnson & Johnson
  • Kepler Weber
  • Kodak (México)
  • Lorenzetti
  • Mangels
  • Mangotex
  • Marchesan
  • Marcopolo
  • Marelli
  • Martins
  • Mavalério
  • Maxion
  • Mercedes-Bens
  • Merck-Sharp & Dohme
  • Metalac
  • MIC
  • Mitsui
  • Moinho Sete Irmãos
  • MTE Thomson
  • Mueller
  • Mussi
  • MWM
  • Naka
  • Norpex
  • Oxiteno
  • Papaiz
  • Paycueros
  • Petrobrás
  • Perbrás
  • Pextron
  • Philips
  • Pirahy
  • Plasfon
  • Retengax
  • Ricaeli
  • Romi
  • Saint Gobain
  • Salfer
  • Scania
  • Scorpius
  • Semco
  • SKF
  • Sofape
  • Souza Cruz
  • Suspensys
  • Synteko
  • Tigre
  • Todeschini
  • Tondo
  • Toro
  • Tramontina
  • Tubopar
  • Volvo
  • WHB
  • White Martins
  • ZF

LIÇÕES

imam-missao-japao-livro-licoes-das-missoes-ao-japaoO livro é um relato das visitas à 105 empresas japonesas e coreanas, ilustrado com mais de 160 fotos que proporcionarão uma visita "in-loco" ao chão das fábricas, para entender as técnicas que revolucionaram a manufatura nos anos 80.
Série qualidade e produtividade

Reinaldo A. Moura e José Maurício Banzato, Edição 1990, 357 páginas

 

MAIS DE 100 EMPRESAS VISITADAS

 

JAPÃO

  • Aichikikai
  • Anjyo Denki
  • Anritsu
  • Ashai
  • Anden
  • Asahi Sunac
  • Araco
  • Azbil
  • Brother
  • Bridgestone
  • Daihen
  • Daiwa House
  • Dhiatsu
  • Fukuoka Cloth
  • Hino Motors
  • Ichi Kogyo
  • Inax Metais
  • Inax Cerâmica
  • JVC
  • JMA
  • Kubota
  • Kanto
  • Kenwood
  • Kansai Paint
  • Kawasaki-GIFU
  • Kokubo
  • Komatsu
  • Komatsu
  • Kirin
  • Kao Corporation
  • Mitsubishi
  • Minolta
  • Matsumoto
  • Marox
  • Mazak
  • Mazda
  • Muratec
  • National Panasonic
  • Nissan
  • NSK
  • NGK Spark Plug
  • Nishikawa Rubber
  • Shatai Kogyo
  • Sumimoto
  • Sharp
  • SMC
  • Snow (Milk)
  • Ricoh
  • Ryoshoku
  • Toyoda Gosei
  • Toyota (Autos)
  • Toyota (Máquinas)
  • Toyota (Empilhadeiras)
  • Toyota Boshoku
  • Tokairika
  • Toyo Seat
  • TEPCO (Tokyo Eletric Power Co.)
  • Yokogawa
  • Yamazaki Mazak
  • Yamatake
  • Yamaha

CHINA

  • Alcoa
  • BMMC (Panasonic)
  • BNBM (Beijing New Building Materials)
  • Beijing Switchgear Factory
  • CQCA (China Quality Control Association)
  • Embraco
  • Rosemount Shanghai
  • Shanghai Bell Telephone Equip.
  • Shanghai Vast Network System (SVC)
  • Shanghai Hitachi Eletrical
  • Zhang Xiaoquan

CORÉIA DO SUL

  • Hankuk Glass
  • Kia Motors
  • Samsung (Confecções)
  • Samsung (Eletrônica)
  • Taekwang

CINGAPURA

  • NPB (National Productivity Board)
  • Mobil
  • SONY
  • Scots Holping

PAIS E FILHOS PARTICIPAM

Futuros sucessores e seus pais convivem intensamente durante 15 dias enquanto visitam diversas empresas. Veja os depoimentos:

 

missao depoimento

Mario Narita Simohara e Elizabete Simohara Mingarelli (Ricaeli)

"A missão da IMAM ao Japão foi para mim uma experiência única, pessoal e profissional.

Conhecer o país de origem juntamente com meu pai foi uma oportunidade inesquecível de conhecermos a cultura japonesa e também aproveitar o tempo para trocar ideias."

missao depoimento

Bruno Barbieri (Suspensys)

“A experiência com meu pai foi fantástica, além de reforçar laços afetivos pudemos trocar informações pro crescimento profissional de ambos. A presença de um familiar em uma viagem traz segurança e conforto, pois eu não estava apenas ao lado de meu pai e sim de um grande amigo”.


Oscar Barbieri (Marcopolo)

“Convidei o Bruno porque está trabalhando no ramo Metalúrgico e poderá aplicar as ferramentas que veríamos. Normalmente fazemos esse tipo de viagem quando já estamos a há tempos nas empresas, porém se eu tivesse essa oportunidade com a idade dele muitas coisas poderiam ter melhorado em meu trabalho. A viagem possibilita a troca de experiências e de conhecimentos.”

missao depoimento

Renato Raboch (CSM)

“Já pensávamos em ir à Missão do IMAM ao Japão há bastante tempo. Durante a palestra preparatória, pude conhecer os participantes e percebi que dois integrantes do grupo estavam indo com seus filhos e pensei ser uma ideia maravilhosa poder compartilhar momentos como este com nossos filhos e consolidar a maneira de enxergar as oportunidade em nossa indústria. Assim convidei o Fernando para me acompanhar nesta Missão, o que valeu muito.”


Fernando Raboch (CSM)

“Com essa Missão, pude enxergar que temos o desafio de aprender com a cultura japonesa e que já somos vitoriosos por estarmos fortes no mercado mesmo com tantas oportunidades de melhoria que já temos adiante.”

missao depoimento

Marcos e José Furlan (JLFurlan)

“Além de viajarmos juntos e colocarmos muitos assuntos em dia, eu e meu pai acreditamos que a experiência se torna mais interessante quando se visita as indústrias, momentos em que temos a oportunidade de mostrar os pontos de maior interesse um para o outro, extraindo disto novas ideias e podendo aprimorá-las durante a viagem.

Sem dúvida uma experiência bastante produtiva para aperfeiçoarmos nossos lados pessoal e profissional.”

Joomla SEF URLs by Artio

DEPOIMENTOS

de alguns participantes das missões

 

EDIÇÕES ANTERIORES


ADOLAR SPEZIA
ADOLAR SPEZIA (CSM)
Para mim, a Missão da IMAM ao Japão é um sonho realizado. Realmente é um aperfeiçoamento profissional. Detectei muitas oportunidades para aplicar as técnicas e metodologias na empresa.

ADRIANO JOSÉ DA COSTA
ADRIANO JOSÉ DA COSTA (MARCOPOLO)
A oportunidade de vivenciar a cultura e entender a aplicação das técnicas japonesas em seu ambiente permite a compreensão da filosofia na sua totalidade e as razões que levaram as empresas a adotarem esses conceitos, além de contribuir com o desenvolvimento profissional e garantir a correta disseminação desse sistema dentro da organização, viabilizando inúmeras oportunidades de melhorias.

ALBERTO R. CALCAGNOTTO
ALBERTO R. CALCAGNOTTO (MARCOPOLO)
Limpeza, organização e disciplina são a base do sucesso.

ANA PAULA HERTEL DUTRA
ANA PAULA HERTEL DUTRA (DURATEX)
A Missão da IMAM ao Japão vai contribuir para a implantação ou melhoria de programas existentes em nossa empresa pois permitiu ver ?in loco? a melhoria contínua, em que nada é tão bom que não possa ser melhorado. A disciplina, organização e preocupação em fazer com excelência são pontos de destaque.

BRUNO BARBIERI
BRUNO BARBIERI (SUSPENSYS)
Acredito que para aumentarmos nossa produtividade devemos aumentar nosso grau de exigência e reduzir nossos índices de rotatividade, aliados a fatores como automação, custos, flow-racks e principalmente kaizen. Desta maneira conseguiremos tornar nossa indústria altamente competitiva.

CAMILO SOUZA
CAMILO SOUZA (DURATEX)
Através da Missão ao Japão, realizada com a IMAM, pudemos conectar os valores históricos do povo japonês, sua cultura, seus hábitos, com a filosofia presente nas organizações visitadas. Há uma busca incessante pela excelência, com qualidade e tecnologia, colocando em primeiro lugar a segurança em cada processo.

DEJAIR ROBERTO CASTAGNA
DEJAIR ROBERTO CASTAGNA (GPANIZ)
A Missão Japão da IMAM, permitiu conhecer melhor a cultura japonesa e a sistemática de produção utilizado por este povo maravilhoso, educado e dedicado. Um povo que primeiro pensa no próximo para depois pensar em si mesmo.

EDINILSON VALIM
EDINILSON VALIM (RANDON)
A Missão ao Japão proporcionou um choque de cultura. Isto porque eu não vim simplesmente para aprender, mas para vivenciar com todos os meus sentidos o capricho, o foco, a disciplina, a harmonia entre simplicidade e tecnologia, ou seja, estas coisas tão simples que fazem a diferença no povo japonês.

EDMUNDO MUSSI FILHO
EDMUNDO MUSSI FILHO (MUSSI)
Vivenciar a cultura japonesa, incluindo suas técnicas, filosofias e tecnologia fornece a certeza que investir em processos e pessoas é garantia de perenidade de nossas empresas.

EDUARDO BANZATO
EDUARDO BANZATO (GRUPO IMAM)
Já é a 5ª vez que participo da Missão Japão e cada participação surpreende em relação a capacidade de superação de algumas empresas. Ter a oportunidade de falar com profissionais e interagir com uma cultura absolutamente diferenciada nos faz refletir e acreditar que podemos ser cada vez melhores.

EDUARDO GOMES FERREIRA
EDUARDO GOMES FERREIRA (SOFAPE/TECFIL)
A Missão ao Japão mostrou com evidências que a base do sucesso das empresas japonesas são: disciplina, foco no resultado e procura constante pela melhoria contínua de seus processos. Fica agora o desafio de implementar esta cultura em nossas empresas no Brasil.

Elizabete Simohara Mingarelli
Elizabete Simohara Mingarelli (Ricaeli)
Profissionalmente considero uma forma de aprendizado espetacular, vivenciando e visualizando processos diversos, sistemas, filosofias e tecnologias eficientes e que serão certamente base para muitas melhorias em nossa empresa. Agradeço a IMAM por todo o apoio que recebemos!

ELOAH DUQUES
ELOAH DUQUES (MECÂNICA INDUSTRIAL)
Através da Missão da IMAM ao Japão foi possível obter uma visão sistêmica de vários conceitos que, embora eu já conhecesse, nunca havia visualizado práticas tão eficazes. Abriu-se um mundo de possibilidades e essas informações serão compartilhadas com o time de trabalho.

FÁBIO DORETTO
FÁBIO DORETTO (GRUPO CARINO)
Participar da Missão da IMAM ao Japão permitiu-me conhecer a história e a cultura de um povo integradas às melhores práticas de produção e gestão de empresas locais.

Fernando Luís Secco
Fernando Luís Secco (Deca)
Gostei muito de participar da missão da IMAM ao Japão, pois além de conhecer várias empresas e suas filosofias de trabalho, pudemos também vivenciar a cultura japonesa. Isso faz com que, além de comparar nosso nível operacional, nos permite avaliar as oportunidades de melhoria e suas aplicações em nossa empresa. Recomendo!

FERNANDO RABOCH
FERNANDO RABOCH (CSM)
A Missão da IMAM me fez enxergar que somos vitoriosos por conseguir trabalhar com a nossa mão de obra e mostra que a cultura japonesa é um sonho a ser atingido.

FLÁVIO CEZÁRIO
FLÁVIO CEZÁRIO (AUTOGLASS)
A Missão me permitiu um mergulho na cultura do País e no eficiente modelo de gestão japonês, que mudou minha maneira de ver as oportunidades de melhoria em tudo que fazemos.

Flávio dos Anjos
Flávio dos Anjos (Autoglass)
Ir ao Japão e conhecer a cultura japonesa, as filosofias de gestão pela qualidade total em sua fonte foram além das expectativas. Tenho certeza que todo know how adquirido será aproveitado ao máximo, transformando essa enriquecedora experiência em resultados dentro da minha empresa.

GERSON FERRANTE
GERSON FERRANTE (SOFAPE/TECFIL)
Fazer o simples com disciplina e respeito é a melhor estratégia para o crescimento contínuo de uma organização.

GILBERTO CORSO
GILBERTO CORSO (MARCOPOLO)
Na Makita, percebi o alto grau de organização, empolgação e responsabilidade no desenvolvimento dos produtos, que é sempre voltado ao usuário e ao meio ambiente.

 

Veja mais depoimentos